Pular para o conteúdo principal

Citando Mara Medeiros - Cartesiano


Risquei vários traços
Cortes precisos, incisivos,
Fatias finas, frias,
Cirúrgica, lúdicas...

E a vida foi dividida,
Dissecada, desossada,
Compartimentada,
Departamentalizada.

Cada pedaço, a seu tempo,
Distribuído em momentos,
Ganhou cada qual sentimento,
Novo cometimento.

Vida própria, imprópria
Para o convívio – declínio
Tudo tão examinado,
Cada lado do quadrado!

Pobre anfíbio, pobre ambíguo,
Ora água, ora terra,
Ora inteiro, ora partido.

Saudade do tempo antigo,
Em que a vida era o que era:
Completa, inteira, contígua.


Mara Medeiros (Saiba mais sobre seu trabalho clicando em seu nome)
09.12. 2002

Tela: Nostalgia - De Sofia Dyminski (Saiba mais sobre seu trabalho clicando em seu nome.)

Comentários

  1. Maroca, minha amiga.
    Leitura agradável sempre...

    ResponderExcluir
  2. ... leitura agradável... sempre.
    Assim também a nós, cara Raquel, à medida que lemos vamos conhecendo e apreciando os versos de sua amiga Maroca. Por isso, nosso agradecimento.

    Brincando seriamente com o poema de sua amiga Maroca, perguntamos confusos se a vida é uma pétrea ordem utópica, ou, se de fato ela realmente existe a nossa revelia, simplesmente.
    E, se existe, o que é viver? Será um sonho não-sonho de fazer e não fazer que se faz vivendo e revivendo-se?

    Isso não quer dizer que viver seja somente deixar-se tanger pelo acaso e força contingente da vida dando loas ao "deixar a vida me levar, vida leva eu", mas, bem ao contrário, que a vida em suas múltiplas e singulares expressões também guarda a melodia da escrita canção: viver é sonho, planejamento e ação.

    "Ah, viver "cartesiano" que a tudo quer dá uma ordem e, loucura de razão ainda maior! vai a vida sistematizando, operando e reduzindo em racionalizadas e estanques caixinhas de propósitos-sentidos minimamente calculados, não sabe que a vida é muito grande, e que seu peso incorpóreo é incomensurável e que só cabe no infinito limite de ser ela mesma uma caixinha de surpresa!?"

    P.S. I: Como é bom te ver novamente passeando pelo quintal e estendendo novas peças íntimas nos varais, acho até que o que o te impediu de lavá-las antes foram as benquistas chuvas que no fim de ano e início deste caíram abençoadas sobre o Sertão.

    P.S. II: Perdoe-me, cara poetisa, se do espaço reservado e, certamente oferendado à sua amiga Maroca, eu avacalhei com uma maçante digressão sem pé nem cabeça.
    Sory a você e a amiga homenageada também.

    ResponderExcluir
  3. Lindo poema.A vida é movimento.Até a rotina que teimamos em estabelecer como permanente tem sua rota desviada quando menos se espera.É aí que reside a beleza da vida: a diversidade, a surpresa, o sonho, o revés e o recomeço.
    Parabéns pelo post.Um lindo domingo querida.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  4. Amiga,
    Identifico-me bastante com este poema...
    A vida e suas encruzilhadas sempre me inquieta, em meio as possibilidades e destinos que nossos corações vão concretizando sem ver...
    Mara tem uma coisa... Parece que ela já anteviu tudo... Parece que ela já sabe como a vida é... Fico extasiada com o que ela sabe sobre a existência...
    Minha existência é tão trôpega de entendimento... Mara vai me elucidando caminhos poéticos e extra poéticos...

    ResponderExcluir
  5. Amiga,

    Me sinto sempre muito bem vinda neste varal quando vejo que vc se faz presente. Até mais presente que eu. Vc, meu maior presente. A poetiza mais nobre que me visita e me encanta com seu vanguardismo perceptivo poético...

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Eloah, saudades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Obrigada por sua presença..

    ResponderExcluir
  7. Ah, a vida, amiga Raquel, quando se trata do tão belo presente que ela é até mesmo parece ser verdade sobre existirem mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe pensar, entender e crer a nossa vã filosofia de viver.

    Obrigada amiga pelas belas e calorosas palavras, mas, em realidade vc sabe, e talvez mesmo não queira revelar, que é a sua poesia uma árvore frondosa e de belos frutos em cuja sombra se acomoda os débeis ramos dos meus meus versos agarrados às suas raízes tal qual, tal qual...
    Ah, "Vanguardismo perceptivo poético"... sei, rsrs

    ResponderExcluir
  8. Parece que leu Lao Tsé, pois usa sua luz e diminui seu brilhantismo. Mas eu enxergo muito bem, tá...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer comentários mesmo sem ter uma conta do Google ou sem ter um site. Basta clicar em Nome/URL, colocar seu nome e comentar. Sejam bem vindos! ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Será se...

Uma formiga agonizante na pia remexe as pernas como se pedisse ajuda. Luta para viver. Luta para escapar. Como se desculpar com uma formiga que escolhe um caminho que ela nunca imaginaria que pudesse lhe matar? O que leva essa distraída, essa louca dessa formiga a se aventurar num braço humano assim?! Seria pra fugir da água? Seria para fugir de outro tipo de morte? Perdoe-me formiga, quando dei por mim já lhe tinha esfregado minha mão direita sem jamais imaginar que lhe atingiria os órgãos vitais. Não, não me sinto alguém maior, superior, um deus capaz de recortar seu ciclo de vida. Na verdade, sinto uma fatalidade tão profunda que parece que era minha vida ali extraída. Na verdade, me dói, você viu! Você viu que eu tentei de modo bem desajeitado uns primeiros socorros. Eu tinha uma esperança enquanto você mexia os membros inferiores de que haveria possibilidade de reatar a vida, você lutou por ela! Quem diria, nem eu, nem você, que a vida findaria ali, no mais simples e nu do cotidia

Postal

Etiquetas não tenho nem nas roupas nem na mesa. Mas se eu pudesse minha vida seria uma encomenda rumo ao lado de lá com selos e carimbos de quem se encaminha de quem experimenta respirar novos ares novas crenças novas presenças. Etiquetas não tenho nem nas roupas nem na mesa. E às vezes, nem sinal a não ser dos pássaros a não ser dos gafanhotos a não ser das libélulas a não ser de Deus. e uma vontade de me endereçar ao espiral do mundo pra chegar a qualquer canto pra sentar em qualquer meio fio pra sentir aquelas saudades e voltar meia lua crescente pr'algum ninho. (Raquel Amarante)

Poemínimos

poefeminino Oscila na rima porque esse amor é de menina. poexagerado Amou errado deu-se todo. poemusicinternational Fui me buscar me achei nas canções que não sei cantar. Ando parado no sinal fechado poeansioso cheguei cedo à frente do medo. Estou errada quando estou certa de estar apaixonada. Estava apaixonada por sua saudosa imagem que agora foi pixada. Não sei se te limpo ou te deixo aí manchada. Cansada de sonhar foi ver telenovela ela era ela. Esta casa tem mais alicerces que eu. Teimosia Tomou algumas doses só não contava com uma lucidez que insistia. A gente finaliza muita coisa Mas não conclui nadinha. Tira a roupa que a roupa pesa e só quero a leveza do nosso amor. Tinha letra de pornô grafia amor pra dar em tempos de capital privado. Triângulo amoroso tenho a impressão que A3 é papelão. Não tem medo da morte porque não tem nem