Pular para o conteúdo principal

Ensaio sobre o amor nos tempos de propriedade privada

Fico pensando... Quais espíritos a gente alimenta? Quais amores a gente aumenta? Quais saudades são impossíveis de se distrair? Quais livros nos chamam a atenção na livraria, na biblioteca...? É o amor e o que amamos que nos caracteriza nesta vida. Nosso espirito é tão livre e abissal que temos, por vezes, que contorná-lo de algumas indicações e contra-indicações.

Um velho, uma vez, me disse: Padece o que tiver de padecer por amor, mas jamais deixe de amar. 

Meu camarada, e tem como? Não amar? Como é isso?

Minha filha, vocês jovens, tatuam o amor nas costas, escrevem cartas derramando corações, vocês são só o engodo! O amor é tão maior que tudo isso que essa minha barba de 40 anos de contra-cultura “arrepeia” e ora interroga: quem vocês amam e por quê?

Pense menina, no afeto, que se desdobra. O afeto é a dobradiça da porta, ele a movimenta, abre, fecha. Se não houver a dobradiça, não há porta. Mas há quem encha esta porta de trancas, cadeados, placas de perigo. Portas não foram feitas para fechar, foram feitas para abrir.

_Creio estar equivocado, senhor... As portas sinalizam que há algo de particular sendo guardado, um território, com donos. As portas não podem abrir para quem quiser, minha portas eu não abro a qualquer um.

Foi imputado a vocês jovens um grande mal. O de que o amor é uma propriedade privada. O que há na privada, a não ser merda? 

Brinco, mas se não é capaz de ver para além dos muros da sua casa, minha cara... Se ama o que soa belo apenas, não traz a consciência do que é mesmo fonte de vida. Quando pergunto a quem você ama não é retorica... Para quem você fecha sua porta? 

Eu não deixo minha porta aberta para todos, nem os programas do governo, que se diz democrático, fazem isso. (risos)

Todos é um conceito inatingível, que nos afasta do que há de mais próximo, pois parece impossível... Digo de manter sua porta entre aberta, capaz da ternura, capaz da febre juvenil de amar sem medida, mas, capaz também do amor a quem lhe fomenta um notável descrédito, a quem seria incapaz de um negócio com essa sua propriedade privada, até que não hajam propriedades privadas e nem portas e sejam livres os amores...

Eu acho mesmo, senhor que não sei o nome, acho que o amor sim é um conceito inatingível...

Você tem boas capacidades de amor, mas você está muito patológica, menina. Veja bem, o amor tornou-se propriedade privada. Segue, derrubando-a. O amor não precisa de cercas. Por muito tempo eu lutei contra o sistema político que nos outorga o direito ao ‘ter, mantendo o ter’. Hoje vejo que ter é sim preciso, mantendo, sobretudo, o ser... Não vejo como vãs as lutas materiais. São propícias nos tempos propícios. Mas não só de pão vive o homem disse um sábio... Esfacelar a propriedade privada começa em nós. Amamos de forma desigual e pleiteamos direitos à igualdade... Se o amor começa em nós, porque tantas lutas para galgar mais e mais fora de nós? As pessoas se fizeram escravas da propriedade privada, do amor aos seus, apenas... O trabalho é a grande crucifixão dos nossos tempos, mas, sem qualquer apelo a uma salvação, é demasiado pena... Pena de morte... Repara nos seus rins, eles vão te matar... Mas você, só se preocupa com ganhos, com o olhar do outro, porque nesta sociedade de privadas, não basta tê-las, é preciso que sejam banhadas a ouro, para sei lá, as fezes boiarem mais bonitas, por certo...

O amor começa no cuidado! Cuida assim, de si. Pare de se matar. Isso é urgente! Os alicerces da sua propriedade ficarão, você não. Esse cuidado com você é o primeiro passo para cuidar de qualquer coisa que tenha vida. Respira melhor os teus ares. 

As pessoas temem parar, parar nos tempos atuais é algo melindroso, é perder tempo, e tempo é... Prefiro não dizer. Eis uma crença de grande bestialidade social a nós imputada. Pare, se aquiete, não confunda lugar ao sol com morrer chamuscado. Apreende o amor querida, que está no cuidado. Não jogue seu amor na privada. Se egoísta o for, já não é amor... Cuide das dobradiças que ainda existem, desses afetos inveterados que travam suas portas.

Há em extensas crenças a máxima de que o amor no seu afã se concede no paraíso, no Reino do céus. Cuide do seu céu, que não está na metáfora do horizonte ou do amanhã. Este amanhece com você a cada dia. Seu ser é seu céu. Cuide dele e faça deste um lugar de cuidado, pois então nem portas terá, mas portal, sempre aberto e capaz de receber e dar amor indistintamente. 



(Raquel Amarante - 20/07/2014)

All you need is love -  The Beatles

Comentários

  1. Ual...

    Confesso que não tenho palavra
    para tecer o qualquer comentário a respeito de seu ensaio sobre o amor em tempo de...
    Por assim ser, parabenizo-te pela
    beleza de tão belo escrito enquanto ponho-me a ler e reler com a sensação de que preciso de um pouco
    de óleo amoroso nas dobradiças de minhas portas da percepção e do entendimento, tão perras e enferrujadas.

    PS: Hum... Não, deixemos prá lá.

    PS: Paz e Bem. Feliz por te ver.

    ResponderExcluir
  2. Retorno ao seu ensaio não por ter lapidado uma interpretação factível aos seus temas subjacentes, menos ainda por ter
    descoberto a pedra angular de seu cerne...
    O que, em realidade, seu ensaio
    ora me suscita é o propósito, vão até então, em criar um modelo coletivo do bem-estar amoroso social.
    Como esta parece-me uma realidade utópica, creio. E, igualmente inexequível, penso à respeito da elaboração de programas sociais dos governos com o unico intuito em promover com equidade a ternura e a justiça amorosa, algo semelhante, digo, a uma bolsa amor... (risos)
    Por ora, realista, porque assim enxergo a sociedade, mas visionário em um futuro grandioso e esperançoso, começo a revolução por mim mesmo, e faço lançar um programa pessoal de privatização do meu amor...
    Quem quer mais amor, quem dar mais valor por amor?
    A licitação pública será aberta.
    Anuncio, assim, a boa nova de um programa pessoal imperioso, imperdível e imperialista sobre todo o bem comum de qualquer um em meu ser um...

    PS: Bom fim de semana, poetisa.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    amei rsrs

    ResponderExcluir
  4. cara, isso foi muito louco.
    Não vou nem te dizer parabéns, vou dizer obrigado mesmo =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer comentários mesmo sem ter uma conta do Google ou sem ter um site. Basta clicar em Nome/URL, colocar seu nome e comentar. Sejam bem vindos! ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Será se...

Uma formiga agonizante na pia remexe as pernas como se pedisse ajuda. Luta para viver. Luta para escapar. Como se desculpar com uma formiga que escolhe um caminho que ela nunca imaginaria que pudesse lhe matar? O que leva essa distraída, essa louca dessa formiga a se aventurar num braço humano assim?! Seria pra fugir da água? Seria para fugir de outro tipo de morte? Perdoe-me formiga, quando dei por mim já lhe tinha esfregado minha mão direita sem jamais imaginar que lhe atingiria os órgãos vitais. Não, não me sinto alguém maior, superior, um deus capaz de recortar seu ciclo de vida. Na verdade, sinto uma fatalidade tão profunda que parece que era minha vida ali extraída. Na verdade, me dói, você viu! Você viu que eu tentei de modo bem desajeitado uns primeiros socorros. Eu tinha uma esperança enquanto você mexia os membros inferiores de que haveria possibilidade de reatar a vida, você lutou por ela! Quem diria, nem eu, nem você, que a vida findaria ali, no mais simples e nu do cotidia

Postal

Etiquetas não tenho nem nas roupas nem na mesa. Mas se eu pudesse minha vida seria uma encomenda rumo ao lado de lá com selos e carimbos de quem se encaminha de quem experimenta respirar novos ares novas crenças novas presenças. Etiquetas não tenho nem nas roupas nem na mesa. E às vezes, nem sinal a não ser dos pássaros a não ser dos gafanhotos a não ser das libélulas a não ser de Deus. e uma vontade de me endereçar ao espiral do mundo pra chegar a qualquer canto pra sentar em qualquer meio fio pra sentir aquelas saudades e voltar meia lua crescente pr'algum ninho. (Raquel Amarante)

Poemínimos

poefeminino Oscila na rima porque esse amor é de menina. poexagerado Amou errado deu-se todo. poemusicinternational Fui me buscar me achei nas canções que não sei cantar. Ando parado no sinal fechado poeansioso cheguei cedo à frente do medo. Estou errada quando estou certa de estar apaixonada. Estava apaixonada por sua saudosa imagem que agora foi pixada. Não sei se te limpo ou te deixo aí manchada. Cansada de sonhar foi ver telenovela ela era ela. Esta casa tem mais alicerces que eu. Teimosia Tomou algumas doses só não contava com uma lucidez que insistia. A gente finaliza muita coisa Mas não conclui nadinha. Tira a roupa que a roupa pesa e só quero a leveza do nosso amor. Tinha letra de pornô grafia amor pra dar em tempos de capital privado. Triângulo amoroso tenho a impressão que A3 é papelão. Não tem medo da morte porque não tem nem