Pular para o conteúdo principal

Encontros no Shopping Montes Claros num dia comum


Um corte em V nas costas, decote no vestido azul royal, parecia até verão. Um belo e magro declive lombar. Com uma pinta de mistério, de beleza ou talvez, insinuação? Carregava sacolas de lojas, estava num shopping, no Montes Claros...

Passou pelo cenário de mesas quase vazias, crianças corriam pelo shopping porque é julho. Ouviu alguém gritar: Lorena! E este alguém se aproximou e fitou-a com encantamento. Esboçou-se no silêncio um estranhamento quando a moça foi dizendo seguidamente: “Lorena, que bom revê-la!”, “Como está linda esta ex do meu irmão!”, “Caio está ali, vou chamá-lo” , “Caio, olha quem está aqui, Lorena, a sua ex!”.

Aproximou-se ela e o Caio da Lorena, ambos olhavam-na com encantamento, o Caio calado. Até que o silêncio daquele instante foi quebrado. 

_ Marcela, eu não me chamo Lorena e não sou a ex do seu irmão. Não se lembra de mim? Luiza, sua ex-colega do colégio, do ensino fundamental e das séries iniciais. Está lembrada?

Marcela esboçou seu mais altivo e sedutor olhar, olhou nos olhos de Luiza e deu-lhe um abraço ávido e aconchegante como se fosse um encontro de família. Luiza foi envolvida naquele abraço e expressou sua ternura no mesmo pois se encontrara com uma colega que não via há muitos anos. 

Marcela olhou-a, abraçando-a e aproximou seus lábios dos lábios de Luiza, beijando sua boca de súbito e de forma envolvente, bradou: Como você está linda! 

Luiza, totalmente desnorteada, lembrou-se que não poderia esperar nada mais, nada menos de Marcela... O Caio apenas observava calado. Enquanto as pessoas que passavam apreciaram a cena com reprovação... 

Marcela: Mas então, quanto tempo... O que anda fazendo?

Luiza: Acabo de me formar e estou só relaxando um pouco.

Marcela: Formou-se em que?

Luiza: Em Matemática.

Marcela: Acho isso surpreendente... Eu acabo de chegar do Sul. Estava morando em Florianópolis. (Pegou nas mãos de Lívia) e disse: “Estou de volta! A gente se vê... Montes Claros é pequena e os sonhos enormes.” Sorriu e saiu.

Marcela parecia ser a mãe do inesperado... Sempre... Luiza sentou-se na praça de alimentação e nostalgiou-se por algum instante...

Marcela, mulher desde os 6. Desde o prézinho o algo de um ‘feminino’ vivia nela. Nos cuidados com a pele, os esmaltes e nas sobrancelhas que iam sendo feitas. Altiva, menina muito bela. Chata e cri cri para Luiza que achava idiota ela fazer os meninos carregarem a cadeira dela como uma rainha, durante o recreio. 

Marcela criou o primeiro clube de meninas da escola, aos 6 anos de idade. Existiam critérios para se entrar neste clube, que a Luiza não lembrava porque achava maior babaquice. As meninas tinham que se vestir de maneira parecida, combinar cores, esmaltes e a Marcela era a líder e coordenava as atividades do clube. Este clube estava dando um bafafá na escola, Luiza quis conhecer, mas uma das regras era que as meninas deviam andar sempre juntas, compartilhar os lanches, passar o recreio dentro da sala num local específico e jurar segredo para tudo que acontecia no clube. Luiza não gostou das regras, afinal, eram umas menininhas “pats” e isto era notório desde aquela tenra idade. Parecia uma mini maçonaria de garotas pats. E a Luiza nunca gostou de ficar presa em grupos, mas se encantava com a forma que os grupos iam se formando, feito equações polinomiais.

Admirável é que a Marcela desde pequena parecia dominar Maquiavel, além de muito inventiva, carregou por muitos anos a imagem de melhor ser temida que amada. Muitos a odiavam, mas sempre a respeitavam. As garotas queriam a aprovação dela para tudo... Ela tinha uma vastidão de seguidores e naquele tempo nem se falava em twitter, facebook... Como é que um serzinho daquele tamanho podia ter tanto poder?.. (risos)

Marcela mudou no ensino Médio, mantinha-se sedutora dos pés a cabeça, nobre, magérrima e caucasiana, de longos cabelos negros, nariz com a finura de agulha, mas com um quê de cortesã em seu olhar e muito aplicada no estudo das Línguas e Letras.

Todavia, sempre carregava algo de esnobe, inatingível, cáustica no sarcasmo e só tratava os seus com estima. Adorava e dominava a vernácula, quando se tratava das indiretas e de uma semântica ambivalente...

Obviamente, Luiza e Marcela não eram amigas, tampouco próximas. Luiza era um tipo de estudante ocasional que não tinha cadernos e sentava-se do lado oposto de Marcela e suas amigas, e não ligava para nada do que Marcela achava primordial. Luiza nem mesmo se lembrava de uns papos e propostas que Marcela apresentava no segundo ano, num tempo em que Marcela estava estranhíssima... 

Este é o esboço de uma história que não termina nem começa aqui. Talvez Luiza tenha que pegar seu all star azul e calçar para poder se aclimatar com a ideia de escrevê-la. Enquanto isso, Marcela beija o espelho com seu batom tom de canela, mas nunca se acostumou com a ideia de ser tão branca a ponto do carmim soar sempre tão melhor que o marrom.


(Raquel Amarante)



Comentários

Postar um comentário

Você pode fazer comentários mesmo sem ter uma conta do Google ou sem ter um site. Basta clicar em Nome/URL, colocar seu nome e comentar. Sejam bem vindos! ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Será se...

Uma formiga agonizante na pia remexe as pernas como se pedisse ajuda. Luta para viver. Luta para escapar. Como se desculpar com uma formiga que escolhe um caminho que ela nunca imaginaria que pudesse lhe matar? O que leva essa distraída, essa louca dessa formiga a se aventurar num braço humano assim?! Seria pra fugir da água? Seria para fugir de outro tipo de morte? Perdoe-me formiga, quando dei por mim já lhe tinha esfregado minha mão direita sem jamais imaginar que lhe atingiria os órgãos vitais. Não, não me sinto alguém maior, superior, um deus capaz de recortar seu ciclo de vida. Na verdade, sinto uma fatalidade tão profunda que parece que era minha vida ali extraída. Na verdade, me dói, você viu! Você viu que eu tentei de modo bem desajeitado uns primeiros socorros. Eu tinha uma esperança enquanto você mexia os membros inferiores de que haveria possibilidade de reatar a vida, você lutou por ela! Quem diria, nem eu, nem você, que a vida findaria ali, no mais simples e nu do cotidia

Postal

Etiquetas não tenho nem nas roupas nem na mesa. Mas se eu pudesse minha vida seria uma encomenda rumo ao lado de lá com selos e carimbos de quem se encaminha de quem experimenta respirar novos ares novas crenças novas presenças. Etiquetas não tenho nem nas roupas nem na mesa. E às vezes, nem sinal a não ser dos pássaros a não ser dos gafanhotos a não ser das libélulas a não ser de Deus. e uma vontade de me endereçar ao espiral do mundo pra chegar a qualquer canto pra sentar em qualquer meio fio pra sentir aquelas saudades e voltar meia lua crescente pr'algum ninho. (Raquel Amarante)

Poemínimos

poefeminino Oscila na rima porque esse amor é de menina. poexagerado Amou errado deu-se todo. poemusicinternational Fui me buscar me achei nas canções que não sei cantar. Ando parado no sinal fechado poeansioso cheguei cedo à frente do medo. Estou errada quando estou certa de estar apaixonada. Estava apaixonada por sua saudosa imagem que agora foi pixada. Não sei se te limpo ou te deixo aí manchada. Cansada de sonhar foi ver telenovela ela era ela. Esta casa tem mais alicerces que eu. Teimosia Tomou algumas doses só não contava com uma lucidez que insistia. A gente finaliza muita coisa Mas não conclui nadinha. Tira a roupa que a roupa pesa e só quero a leveza do nosso amor. Tinha letra de pornô grafia amor pra dar em tempos de capital privado. Triângulo amoroso tenho a impressão que A3 é papelão. Não tem medo da morte porque não tem nem