Pular para o conteúdo principal

Carta não enviada n° 29 - Retorno de Saturno

Caro(a) desconhecido(a),

Escrevo-lhe porque você reside em todos nós.
Esta semana, em um atendimento, perguntei a uma paciente "O que te faz querer viver?"
Eu não seria irresponsável ao perguntar sobre a vida, se não fosse para aprofundar em alguma sombra ou ampliar perspectivas.
Eu não seria eu também se esse não fosse um dos meus maiores enigmas e aquilo porque me procuram...
Quando criança eu pedia sabedoria. Sabia que era algo difícil, mas não recuava em pedir a Deus. Eu sempre tive interesse em saber de onde as coisas vêm, para onde vão. Eu sempre observei a natureza do meu quintal. Eu, quando criança, tentei  muitas vezes ajudar as roseiras nos seus ciclos, podando como meu pai fazia, mas muitas vezes não observava o tempo delas e matei inúmeras! Claro, não contei para ninguém! rs
Meus pais pouco entendiam meu dom de inter(ferir), quando eu tava mesmo era querendo descobrir, ser... O tempo de cada um é um ensaio para a sabedoria, entender o mundo e seus ciclos, a natureza e suas leis, as estações, a noite e o dia, tudo isso parece desvelar algum mistério de ritmo, de matemática, de cronologia.

Eu não poderia jamais experimentar uma religião só. Admiro quem consegue. Eu tinha muitas perguntas, ainda tenho. Eu sempre tive muita borboleta na corrente sanguínea! O mundo é grande e vasto. Deve ter uma lógica!
Assim pensam também os cientistas e filósofos, mas não sou nem cientista, nem filósofa. Sou um ser no mundo. Sou uma amante, uma apaixonada por Deus e pela sua criação misteriosa e amo o saber, amo a sabedoria.

Neste quando, sempre quando, onde estudo os cosmos e karmas, onde adentro nas ironias do destino, e nos anéis de saturno, sinto o tempo. O tempo fere, mas também cura, não sem a nossa responsabilidade. É sempre ela!

Quando eu li "A hora e a vez de Augusto Matraga" de Guimarães Rosa senti o tempo de uma personagem e seu ciclo. Quando escuto os capoeiras falando da mandinga do corpo, do ritmo, eles estão dizendo do universo... Quando vejo o meu amor bordando cores numa folha do inverno, sei que é de tempo e paciência que se fala.

A Astrologia me levou ao hinduísmo,  aos vedas e mantras. Lembro-me que a noção que eu sempre tive da vida se encontrou com o Samsara  (nome Hindu que se dá ao contínuo ciclo de nascimento, morte e renascimento) Assim vejo a vida. Espiral eterno de ciclos. Esta mesma filosofia converge com minha consciência cósmica de crer no (Brâhman = Espírito Cósmico).

Crer no que creio não me torna indutiva, universalista, isso nada interfere na vida dos outros, no tempo dos outros. Mas a sabedoria tem qualquer coisa a ver com isso... Com um respeito profundo a quem o outro é, sente, ao seu tempo, sua história, seus ciclos, suas sombras, suas memórias.

Abraço! Sem delongas mais.

Stella Graal
e Raquel


Saiba mais sobre esta e as outras cartas: Sobre as "Cartas não enviadas" 










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Será se...

Uma formiga agonizante na pia remexe as pernas como se pedisse ajuda. Luta para viver. Luta para escapar. Como se desculpar com uma formiga que escolhe um caminho que ela nunca imaginaria que pudesse lhe matar? O que leva essa distraída, essa louca dessa formiga a se aventurar num braço humano assim?! Seria pra fugir da água? Seria para fugir de outro tipo de morte? Perdoe-me formiga, quando dei por mim já lhe tinha esfregado minha mão direita sem jamais imaginar que lhe atingiria os órgãos vitais. Não, não me sinto alguém maior, superior, um deus capaz de recortar seu ciclo de vida. Na verdade, sinto uma fatalidade tão profunda que parece que era minha vida ali extraída. Na verdade, me dói, você viu! Você viu que eu tentei de modo bem desajeitado uns primeiros socorros. Eu tinha uma esperança enquanto você mexia os membros inferiores de que haveria possibilidade de reatar a vida, você lutou por ela! Quem diria, nem eu, nem você, que a vida findaria ali, no mais simples e nu do cotidia

Postal

Etiquetas não tenho nem nas roupas nem na mesa. Mas se eu pudesse minha vida seria uma encomenda rumo ao lado de lá com selos e carimbos de quem se encaminha de quem experimenta respirar novos ares novas crenças novas presenças. Etiquetas não tenho nem nas roupas nem na mesa. E às vezes, nem sinal a não ser dos pássaros a não ser dos gafanhotos a não ser das libélulas a não ser de Deus. e uma vontade de me endereçar ao espiral do mundo pra chegar a qualquer canto pra sentar em qualquer meio fio pra sentir aquelas saudades e voltar meia lua crescente pr'algum ninho. (Raquel Amarante)

Poemínimos

poefeminino Oscila na rima porque esse amor é de menina. poexagerado Amou errado deu-se todo. poemusicinternational Fui me buscar me achei nas canções que não sei cantar. Ando parado no sinal fechado poeansioso cheguei cedo à frente do medo. Estou errada quando estou certa de estar apaixonada. Estava apaixonada por sua saudosa imagem que agora foi pixada. Não sei se te limpo ou te deixo aí manchada. Cansada de sonhar foi ver telenovela ela era ela. Esta casa tem mais alicerces que eu. Teimosia Tomou algumas doses só não contava com uma lucidez que insistia. A gente finaliza muita coisa Mas não conclui nadinha. Tira a roupa que a roupa pesa e só quero a leveza do nosso amor. Tinha letra de pornô grafia amor pra dar em tempos de capital privado. Triângulo amoroso tenho a impressão que A3 é papelão. Não tem medo da morte porque não tem nem